19 de nov. de 2015

Como se tornar Piloto










Como ser piloto de avião 
(Atualizado em 24/11/2015 02h17m)



Tais requisitos encontram-se detalhados nos RBAC 61 e RBAC 67.




01 - Primeiro passo: Fazer o Curso de Piloto Privado de Avião.
- Requisitos iniciais: possuir 18 anos de idade (na ocasião da realização da Banca da ANAC). e 2º grau completo.

02 - CMA (Certificado Médico Aeronáutico) de segunda classe.
- Solicitar a alguma Escola ou Aeroclube homologado pela ANAC a carta de apresentação para realização do exame médico de segunda classe (tipo de exame necessário para Piloto Privado), também chamado de CCF – Certificado de Capacidade Física.

03 - Aonde realizar os exames para conseguir o CMA (Certificado Médico Aeronáutico) de segunda classe?
- O exame médico pode ser realizado tanto nos hospitais da aeronáutica ou em clínicas particulares que forem credenciadas pela ANAC para realização dos exames.

04 - Qual a validade do Certificado Médico Aeronáutico de segunda classe?
- A validade do CMA de segunda classe é de 5 anos

05 - Com o CMA em mãos, já posso iniciar minhas aulas de voos?
- Com o CMA em mãos, você poderá dar início ao curso de Piloto Privado de Avião teórico, e até mesmo dar início aos voos, com a restrição que só poderá pilotar aviões acompanhado de instrutores.

06 - Qual o tempo de duração do curso teórico de piloto privado de avião?
- Varia de acordo com a escola.

07 - Qual a frequência e matérias ministradas no curso de piloto privado de avião?
- O curso para piloto teórico requer que o aluno tenha no mínimo 75% de freqüência e nota mínima de 7.0 em todas as matérias, que são: 
- A Aviação Civil; 
- Combate ao fogo em aeronave; 
- Conhecimentos Técnicos de Aeronaves;
- Medicina de Aviação; 
- Meteorologia; 
- Navegação; 
- Palestra "O piloto privado - avião"; 
- Regulamentação da Aviação Civil;
- Regulamentos de Tráfego Aéreo; 
- Segurança de voo; 
- Teoria de voo.

08 - Após a conclusão do curso de Piloto Privado Teórico, qual o próximo passo?
- É o agendamento e a realização do exame teórico da ANAC, mediante pagamento de GRU (guia) no valor de R$ 250,00.

09 - Como faço para me inscrever para o exame da ANAC?
- Solicitar a secretaria da EJ Escola de Aviação um formulário padrão para preenchimento dos dados pessoais. Após, deverá escanear o documento mais a GRU e enviar para ANAC através de algum dos e-mails abaixo, de acordo com a localidade que irá realizar o exame:

Belém: inscricaoexame.belem@anac.gov.br;

Belo Horizonte: inscricaoexame.belohorizonte@anac.gov.br;

Brasília: inscricaoexame.brasilia@anac.gov.br;

Curitiba: inscricaoexame.curitiba@anac.gov.br;

Florianópolis: inscricaoexame.florianopolis@anac.gov.br;

Fortaleza: inscricaoexame.fortaleza@anac.gov.br;

Londrina: inscricaoexame.londrina@anac.gov.br;

Manaus: inscricaoexame.manaus@anac.gov.br;

Porto Alegre: inscricaoexame.portoalegre@anac.gov.br;

Recife: inscricaoexame.recife@anac.gov.br;

Rio de Janeiro: inscricaoexame.rio@anac.gov.br;

Salvador: inscricaoexame.salvador@anac.gov.br;

São Paulo: inscricaoexame.saopaulo@anac.gov.br.

10 - Quais matérias fazem parte do exame da ANAC de Piloto Privado?
- O exame da ANAC possui 100 questões de múltipla escolha das seguintes matérias:
    - Conhecimentos técnicos da aeronave;
    - Meteorologia;
    - Navegação;
    - Regulamentos de tráfego aéreo;
    - Teoria de voo

11 - Qual é a nota mínima para aprovação no exame da ANAC?
- O método de aprovação da ANAC é similar ao do Curso de Piloto Teórico, ou seja, o candidato deverá ser aprovado em todas as matérias, com no mínimo 70% de acertos;
- Em caso de aprovação somente de 1 ou 2 matérias, o candidato estará automaticamente reprovado e deverá refazer todas as matérias; caso aprovado em 3 ou 4, poderá prestar segunda época somente das matérias que não foi aprovado.

12 - Treinamento Prático do Piloto Privado.
- Após aprovado no exame da ANAC, será exibido no site da ANAC o resultado em aproximadamente 20 dias. Uma vez atualizado, o aluno poderá iniciar ou dar continuidade no seu treinamento para conclusão.
- O Treinamento Prático é composto de 40 horas de voo. 
A quantidade total poderá variar de acordo com o desenvolvimento técnico dos alunos.

13 - Em quais aeronaves posso realizar meu treinamento prático de PP?
- Cessna-152 para o treinamento inicial de PP. Trata-se de uma aeronave de 2 lugares, segura, simples e fácil de operar.
- Ainda no PP você voará o Cessna-172/G1000 ou o Tupi para as horas em noturno. 
- Apesar de ser mais recomendado que o aluno inicie seus voos na aeronave Cessna-152, também pode optar por realizar todo o seu curso de Piloto Privado no Cessna-172/G1000 ou o Tupi. Tratam-se de aeronaves de 4 lugares, também simples de operar, porém com custo maior.

14 - Voo de avaliação para obtenção da licença PPA.
- Após a conclusão do treinamento prático, o aluno é submetido a um voo de avaliação com um Examinador Credenciado da ANAC, que dará aprovação técnica para obtenção da Licença de Piloto Privado de Avião (PPR).
- Caso aprovado no voo, a Escola fará junto a ANAC todo o processo de solicitação de emissão da Licença.

15 - O que me permite a Licença de Piloto Privado?
- Com a habilitação de Piloto Privado em mãos, o piloto estará habilitado a pilotar aviões Monomotoras em condições visuais, porém somente desportivamente ou em aeronave particular. Não poderá exercer nenhuma função remunerada.
- Para que o aluno dê continuidade na carreira, deverá realizar o curso de Piloto Comercial de Avião.

16 - Segundo Passo: Curso de Piloto Comercial
- Requisitos iniciais: possuir a licença de Piloto Privado de Avião e 2º grau completo;

17 - Certificado Médico Aeronáutico de Primeira Classe.
- Solicitar a alguma Escola ou Aeroclube homologado pela ANAC a carta de apresentação para realização do exame médico de primeira classe (tipo de exame necessário para Piloto Comercial), também chamado de CCF – Certificado de Capacidade Física.

18 - Onde realizo os exames para conseguir o CCF de primeira classe?
 - O exame médico de Primeira Classe só pode ser realizado nos hospitais da aeronáutica abaixo:
HABE - Hospital de Aeronáutica de Belém - (91) 3215-6500;
HACO - Hospital de Aeronáutica de Canoas - (51) 3472-1621;
HARF - Hospital de Aeronáutica de Recife - (81) 3461-7800;
BANT - Base Aérea de Natal - (84) 4008-7100;
BAFZ - Base Aérea de Fortaleza - (85) 3216-3043;
BASV - Base Aérea de Salvador - (71) 3377-8330;
CEMAL - Centro de Medicina Aeroespacial - (21) 2101-7148;
EPCAR - Escola Preparatória de Cadetes do Ar - (32) 3339-4102;
PAMA LAGOA SANTA - Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa - (31) 3689-3385;
AFA - Academia da Força Aérea - (19) 3565-7151;
HASP - Hospital de Aeronáutica de São Paulo - (11) 2224-7100;
EEAR - Escola de Especialistas da Aeronáutica - (12) 3123-1271;
BACG - Base Aérea de Campo Grande - (67) 3368-3270;
CINDACTA II - Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo - (41) 3251-5295;
HFAB - Hospital Força Aérea de Brasília - (61) 3365-2000;
BAPV - Base Aérea de Porto Velho - (69) 3225-2255;
HAMN - Hospital de Aeronáutica de Manaus - (92) 3623-4214.

- Alguns médicos credenciados estão emitindo o CMA de 1º Classe, para isso deverá consultar o médico de sua preferência.

19 - Qual a validade do Certificado Médico Aeronáutico de primeira classe?
- A validade do CMA de primeira classe é de 1 ano.

20 - Qual a frequência e matérias ministradas no Curso de Piloto Comercial Teórico?
- O curso teórico requer que o aluno tenha no mínimo 75% de freqüência e nota mínima de 7.0 em todas as matérias, que são: 
- Aerodinâmica e Teoria de Voo;
- A Aviação Civil;
- Conhecimentos Técnicos (motores à reação);
- Física;
- Inglês;
- Instrução Aeromédica;
- Matemática;
- Meteorologia;
- Navegação Aérea (IFR);
- O Piloto Comercial de Avião;
- Regulamentação da Aviação Civil;
- Regulamentação da Profissão de Aeronauta;
- Regulamentos de Tráfego Aéreo (IFR);
- Segurança da Aviação Civil contra atos de interferência ilícita;
- Segurança de Voo; e
- Teoria de Voo.

21 - Qual o tempo de duração do curso de piloto comercial teórico?
- A carga horária do curso Teórico é de aproximadamente 330 horas/aula, dividias em 7 semanas em regime intensivo na EJ Escola de Aviação. Existem cursos em outras escolas no regime extensivo que pode durar até 8 meses, dependendo da carga horária semanal.

22 - Após a conclusão do Curso de Piloto Comercial Teórico, qual o próximo passo?
- É o agendamento e a realização do exame teórico da ANAC, mediante pagamento de GRU (guia) no valor de R$ 250,00 aproximadamente.

23 - Como faço para me inscrever para o exame da ANAC?
Solicitar a secretaria da EJ Escola de Aviação um formulário padrão para preenchimento dos dados pessoais. Após, deverá escanear o documento mais a GRU e enviar para ANAC através de algum dos e-mails abaixo, de acordo com a localidade que irá realizar o exame:

24 - Quais matérias fazem parte do exame da ANAC de Piloto Comercial?
O exame da ANAC possui 100 questões de múltipla escolha das seguintes matérias:
- Conhecimentos técnicos da aeronave;
- Meteorologia;
- Navegação;
- Regulamentos de Tráfego Aéreo;
- Teoria de Voo.

25 - Qual é a nota mínima para aprovação no exame da ANAC?
- O método de aprovação da ANAC é similar ao do Curso Teórico, ou seja, o candidato deverá ser aprovado em todas as matérias, com no mínimo 70% de acertos;
- Em caso de aprovação somente de 1 ou 2 matérias, o candidato estará automaticamente reprovado e deverá refazer todas as matérias; caso aprovado em 3 ou 4, poderá prestar segunda época somente das matérias que não foi aprovado.

26 - Treinamento Prático de Piloto Comercial.
- Após aprovado no exame da ANAC, será exibido no site da ANAC o resultado em aproximadamente 20 dias. Uma vez atualizado, o aluno poderá iniciar ou dar continuidade no seu treinamento.

27 - Em quais aeronaves posso realizar meu treinamento prático de PCA?
- A EJ Escola de Aviação utilizada as seguintes aviões para treinamento de PCA:
    - Cessna-152;
    - Cessna-172/G1000;
    - Simulador IFR AATD;
    - Seneca II ou III (caso opte por treinamento em aeronaves multimotores).

28 - Habilitação para voo por instrumento.
- O curso de voo por instrumentos (IFR) é uma habilitação adicional que o piloto de avião pode realizar nas licenças do Curso de Piloto Comercial, porém também pode ser realizado com a licença do Curso de Piloto Privado. O treinamento teórico é realizado dentro do curso de Piloto Comercial Teórico.
- Durante esta etapa o aluno também realizará o treinamento em simuladores de voo.

29 - Treinamento em aeronaves multimotores.
- O curso para piloto de Multimotores (MLTE) é uma habilitação adicional que o piloto de avião pode realizar dentro das licenças do Curso de Piloto Privado ou Curso de Piloto Comercial. O treinamento é somente prático e permite ao piloto trabalhar em alguma companhia aérea..

30 - Voo de avaliação para obtenção da licença PCA.
- Após a conclusão do treinamento prático, o aluno é submetido a um voo de avaliação com um Examinador Credenciado da ANAC, que dará aprovação técnica para obtenção da Licença de Piloto Privado de Avião (PPR).
- Caso aprovado no voo, a Escola fará junto a ANAC todo o processo de solicitação de emissão da Licença.

31 - O que me permite a Licença de Piloto Comercial?
 - Com a habilitação de Piloto Comercial em mãos, o piloto estará habilitado a pilotar aviões monomotores e dependendo das licenças obtidas durante o curso poderá voar em condições meteorológica adversas e ainda em aeronaves multimotores. 
- Com esta habilitação poderá exercer funções remunerada.
- Caso o aluno não tenha acesso ao mercado de trabalho poderá realizar o curso de INVA (Instrutor de voo) treinamento também feito pela EJ.

32 - Terceiro Passo (opcional): Curso de Instrutor de Voo.
- O curso de Instrutor de Voo requer formação prévia como Piloto Comercial. Trata-se de uma ótima opção para quem deseja adquirir experiência antes de buscar novas oportunidades na aviação comercial. O curso de Instrutor de Voo permite, ainda, que o piloto de avião atue como instrutor em escolas de aviação civil.

33 - Qual a frequência e matérias ministrads no Curso de Instrutor de Voo Teórico?
 - O curso teórico requer que o aluno tenha no mínimo 75% de freqüência e nota mínima de 7.0 em todas as matérias, que são: 
    - Relações Interpessoais;
    - O Instrutor e a Comunicação;
    - Processo Ensino - Aprendizagem;
    - A Avaliação e a Crítica;
    - Recursos Audiovisuais;
    - Teoria de Voo;
    - Instrução Aeromédica;
    - Noções de Direito Aeronáutico;
    - Segurança de Voo;
    - A Aviação Civil.
34 - Qual o tempo de duração do curso de instrutor de voo teórico?
 - A carga horária do curso Teórico é de aproximadamente 80 horas/aula, dividias em 15 dias em regime intensivo na EJ Escola de Aeronáutica.

35 - Após a conclusão do Curso de Instrutor de Voo Teórico, qual o próximo passo?
- É o agendamento e a realização do exame teórico da ANAC, mediante pagamento de GRU (guia) no valor de R$ 50,00 aproximadamente.

36 - Como faço para me inscrever para o exame da ANAC?
- Solicitar a secretaria da EJ Escola de Aviação um formulário padrão para preenchimento dos dados pessoais. Após, deverá escanear o documento mais a GRU e enviar para ANAC através de algum dos e-mails abaixo, de acordo com a localidade que irá realizar o exame:

Belém: inscricaoexame.belem@anac.gov.br;

Belo Horizonte: inscricaoexame.belohorizonte@anac.gov.br;

Brasília: inscricaoexame.brasilia@anac.gov.br;

Curitiba: inscricaoexame.curitiba@anac.gov.br;

Florianópolis: inscricaoexame.florianopolis@anac.gov.br;

Fortaleza: inscricaoexame.fortaleza@anac.gov.br;

Londrina: inscricaoexame.londrina@anac.gov.br;

Manaus: inscricaoexame.manaus@anac.gov.br;

Porto Alegre: inscricaoexame.portoalegre@anac.gov.br;

Recife: inscricaoexame.recife@anac.gov.br;

Rio de Janeiro: inscricaoexame.rio@anac.gov.br;

Salvador: inscricaoexame.salvador@anac.gov.br;

São Paulo: inscricaoexame.saopaulo@anac.gov.br.

37 - Quais matérias fazem parte do exame da ANAC de Instrutor de Voo?
O exame da ANAC possui 20 questões de múltipla escolha das seguintes matérias:
    - Relações Interpessoais;
    - O Instrutor e a Comunicação;
    - Processo Ensino - Aprendizagem;
    - A Avaliação e a Crítica;
    - Recursos Audiovisuais;
    - Teoria de Voo;
    - Instrução Aeromédica;
    - Noções de Direito Aeronáutico;
    - Segurança de Voo;
    - A Aviação Civil.

38 - Qual é a nota mínima para aprovação no exame da ANAC?
- O método de aprovação da ANAC é similar ao do Curso Teórico, ou seja, o candidato deverá ser aprovado em todas as matérias, com no mínimo 70% de acertos;
- Em caso de aprovação somente de 1 ou 2 matérias, o candidato estará automaticamente reprovado e deverá refazer todas as matérias; caso aprovado em 3 ou 4, poderá prestar segunda época somente das matérias que não foi aprovado.

39 - Treinamento Prático de Instrutor de Voo.
- Após aprovado no exame da ANAC, será exibido no site da ANAC o resultado em aproximadamente 20 dias. Uma vez atualizado, o aluno poderá iniciar ou dar continuidade no seu treinamento.

40 - Em qual aeronave posso realizar meu treinamento prático de INVA?
- A EJ Escola de Aviação utilizada o Cessna-152 para treinamento de INVA.

41 - Voo de avaliação para obtenção da licença INVA.
- Após a conclusão do treinamento prático, o aluno é submetido a um voo de avaliação com um Examinador Credenciado da ANAC, que dará aprovação técnica para obtenção da Licença de Instrutor de voo (INVA).
- Caso aprovado no voo, a Escola fará junto a ANAC todo o processo de solicitação de emissão da Licença.

42 - O que me permite a Licença de Instrutor de Voo?
- Esse curso habilita o piloto comercial a exercer a função de instrutor de voo em escolas de aviação civil.

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