16 de dez. de 2015

Comissários(as)

Hoje vou auxiliar você, caro leitor do nosso Mundo da Aviação, como marcar o seu teste. Vamos lá?

1.1 Ao abrir a página, vai aparecer um campo “Escolha a área de interesse”, selecione a opção “Tabela de serviços” e depois em pesquisar.
 
1.2 Vá para pagina 8 e procure pela opção 118!
1.3 Na página seguinte, vá para opção (*) “Quantidade de documentos a serem pagos” e coloque o número 4 (referentes a 4 blocos de matérias de CMS) e depois clique na calculadora, insira seu CPF e nome completo e depois confirmar. Será gerada a GRU que deve ser paga no Banco do Brasil.
2.1 Com o login e senha na mão vá até a opção DADOS AERONAUTA e depois “Atualização cadastral de Aeronautas”.
 
2.2 Nesta opção atualize todos os seus dados, digitalize seus documentos, atualizem os dados básicos conforme lá irá pedir e por último clique em “OK”.

 
 

 

Como agendar a prova da ANAC

Presencialmente

Esta sem dúvidas é a melhor forma de marcar, pois não exige muita coisa apenas um documento oficialcom foto (RG, CNH ou PASSAPORTE), leve a sua GRU paga com pelo menos 5 dias de antecedência antes de ir até unidade regional e uma FOTO 3X4 atualizada e com fundo branco.
Para quem vir na unidade regional em São Paulo siga em direção ao aeroporto de Congonhas, assim que chegar em CGH siga até a passarela Comandante Rolim Amaro (ela é verde), assim você irá para o lado oposto do aeroporto, descendo essa passarela você siga até Rua Renascença, 112 (esquina com Av. Washington Luiz).
Nota: Depois de marcar pessoalmente, você sairá com um comprovante de inscrição, leve no dia do exame, chegue com 30 minutos de antecedência no dia da prova e o documento que usou para realizar o agendamento. Caso seja necessário alterar a data do exame, você poderá fazer até 5 dias úteis antes da prova e presencialmente na unidade escolhida para realizar o exame, só poderá ser feita uma única vez.
 

Inscrição por E-mail

Esta é uma opção um pouco trabalhosa. Quando tentei enviar os documentos o e-mail voltou dizendo que a caixa de entrada estava cheia, muitas pessoas tentam por lá e pode demorar.
– Preencher o formulário de solicitação de exame, clique aqui;
– Os anexos deverão seguir escaneados, em cópia preferencialmente colorida, o formulário preenchidoo comprovante de pagamento GRU, RG, CPF e 01 foto 3X4 (todos os formato PDF em um único arquivo);
 
– Em seguida, deverá aguardar a resposta com as orientações sobre agendamento da prova. As respostas serão efetuadas seguindo a ordem de chegada dos e-mails e o prazo dependerá da demanda de cada localidade.
E-mail: inscricaoexame.saopaulo@anac.gov.br




GERANDO O CÓDIGO ANAC

Hoje vou falar sobre o código ANAC… você vai precisar dele pro resto da sua vida (hahaah nem tanto) mas ele vai ser como um prontuário de toda sua vida na aviação e vai ser com ele que você vai conseguir tirar CMA, fazer a banca da ANAC, e outras coisinhas mais.
Ele é super simples de ser gerado, você vai precisar apenas de alguns dados, vamos lá:
  1. Acesse a página da ANAC na internet (www.anac.gov.br). No meio da página principal, na coluna da esquerda, clique em Serviços Online e, em seguida, em Solicitar emissão de licenças e habilitações.
  2. Será mostrada a página do Sistema Integrado de Informação da Aviação Civil (SINTAC), na qual você deverá clicar na opção Solicitar Código ANAC.
  3. Em seguida, será apresentada a tela abaixo, onde deverão ser informados seus dados pessoais e endereço completo. Ao clicar na opção avançar, seu código ANAC será gerado.
  4. Clique na opção OK da mensagem.
  5. Em seguida, será mostrada a tela já com a de nição de seu Código ANAC (CANAC), no canto superior esquerdo (em vermelho).
Caso você não tenha anotado, não se preocupe. O seu código ANAC vai pro e-mail cadastrado. Caso não tenha recebido, dá uma olhadinha na caixa de spam, foi assim que aconteceu com o meu.
Espero que tenha ajudado vocês… O código ANAC pode ser gerado antes mesmo de dar início ao curso, então, mãos à obra! Beijos, e até nosso próximo voo!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário